Desde sua criação, em 05/09/1973, a Associação dos Comissários de Polícia construiu sua história repleta de relevantes conquistas e permanente proteção dos interesses da categoria. A entidade orgulha-se em contar com adesão maciça dos Comissários do Rio Grande do Sul, em torno de 80%, marca singular entre as entidades representativas de Policiais Civis.
Nesses 35 anos, a ACP/RS comemora a manutenção do cargo através da reversão, em plena votação na Assembléia Legislativa, do Projeto de Lei n° 205/02 e também a alteração do entendimento dos sete anos pela Procuradoria Geral do Estado, que finalmente veio a aceitar, acertadamente, ser o cargo de Comissário o final das carreiras de Inspetor e Escrivão de Polícia.
No plano salarial, em 2004, através da conquista da Lei da Matriz Salarial (n° 12.201/04), todos os servidores da Segurança Pública lograram índices de recomposição mais favoráveis.
E, quanto à valorização funcional, foi a ACP/RS a mentora de dispositivo na Lei no 12.102/04 que possibilita aos detentores do cargo a responder por Delegacias de Polícia de 1a categoria.
A cada dia, a diretoria da ACP/RS mantém seu trabalho em busca de novas conquistas e pela manutenção dos direitos já adquiridos. Ainda há muito que fazer, principalmente com relação à remuneração da categoria, mas os esforços e a atenção estão nesse sentido e em breve teremos mais o que comemorar!
Av. João Pessoa, 2356, Azenha,
90040-001, Porto Alegre – RS – BR.