No dia 15/08, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul inaugurou oficialmente o Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), órgão criado para investigar crimes praticados por meio digital, como fraudes eletrônicas, invasões de sistemas, roubo de dados e disseminação de conteúdos ilícitos. O DERCC conta com três Delegacias de Polícia especializadas e passa a ter papel central no enfrentamento de delitos virtuais, cada vez mais frequentes e sofisticados.
A cerimônia, realizada na sede do novo departamento, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, reuniu autoridades da segurança pública, entre elas o Secretário Adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda; o Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro; a Subchefe de Polícia, Delegada Adriana Regina da Costa; e o Diretor do DERCC, Delegado Eibert Moreira Neto.
A ACP/RS esteve presente, representada pela Comissária Susi Garcia, acompanhada do Comissário Lucas Barboza, chefe do Serviço de Investigação da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Patrimoniais Eletrônicos do DERCC.
Reforçamos a relevância da criação do DERCC para o fortalecimento da estrutura da Polícia Civil e para a modernização da investigação criminal, frente ao avanço dos crimes cibernéticos no Estado e no país.