Na manhã de ontem, 09.11, as direções da ACP, UGEIRM E SINPOL compareceram na Casa Civil do Governo do Estado, atendendo convocação do Secretário-Chefe Artur Lemos, onde estiveram também o Secretário da SSP Sandro Caron, o Chefe de Polícia Fernando Sodré e os Deputados Rodrigo Zucco e Nadine Anflor.
Sobre a pauta das reiteradas demandas policiais civis, houve informação do Chefe da Casa Civil de que as promoções funcionais serão realizadas em dezembro/23, sem garantia de que contemplarão todas as vagas.
Também referiu que o Governo vê o pleito da isometria com simpatia, mas sem precisar a data de implementação, e que a revisão salarial será tratada a partir da segunda quinzena de novembro/23.
Por fim, quanto à integralidade e paridade dos proventos, mencionou que o Governo do Estado aguarda a edição da Lei Orgânica das Polícias Civis, já aprovada e que prevê esses direitos, para as providências decorrentes.
Em resumo, a reunião não teve a relevância esperada à resolução das continuadas reivindicações.
NOVA REUNIÃO PREVISTA, MAS EM CONJUNTO
Durante o encontro referido, para surpresa, foi proposta a realização de novas reuniões na Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão, para cada entidade em separado.
À tarde do mesmo dia, as entidades dos Agentes Policiais Civis apreciaram a proposta e oficiaram em retorno a decisão de não aceitar conversações particularizadas por entidade, vez que a pauta dos Agentes é comum e os entendimentos deverão se dar em conjunto.
Em consequência, hoje, 10/11, as entidades receberam novo comunicado de que a próxima reunião, na Secretaria do Planejamento, foi remarcada para o dia 14/11, em conjunto.
Os relevantes e constantes serviços da Polícia Civil à sociedade gaúcha estão por merecer melhor consideração por parte de nosso Governo Estadual.
Porto Alegre, 10 de novembro de 2023.
Luiz Cezar Machado Mello,
Presidente da ACP/RS.