A demanda pelo restabelecimento da isometria de pagamento de 60 anos entre Comissários PC e Capitães PM trata do esteio organizacional da Polícia Civil, pois diz respeito à hierarquia legal das respectivas Instituições policiais do nosso Estado.
É, portanto, uma questão institucional para a Polícia Civil, que ora se acha com o cargo final das carreiras de Agentes diminuído e menos valorizado pelo Estado do RS.
Enquanto persistir a quebra isonômica havida com o subsídio concedido a maior ao cargo equivalente fardado, a Polícia Civil fica tendo um tratamento diferenciado a menor, em concreta significância de menos valia por parte do governo.
A Secretária da Fazenda e Planejamento, Sra. Danielle Calazans, em reunião no início da semana passada, 14/8, ficou de apresentar aos dirigentes de Ugeirm, Sinpol e ACP um novo cálculo de repercussão financeira. Espera-se para breve um próximo encontro com os representantes do atual governo, para enfim termos equacionada a maior frustração das últimas seis décadas.
Porto Alegre, 22 de agosto de 2023.
Luiz Cezar Machado Mello,
Presidente da ACP/RS.