Por decisão conjunta, as entidades Ugeirm, Sinpol e ACP estão programando paralisação das atividades dos agentes policiais civis, a ser implementada nos dias 8 e 9 de agosto de 2023, mantendo apenas os serviços mais essenciais à população, motivada pelo desapontamento e frustração com o tratamento governamental que vem sendo dado aos servidores policiais civis.
O Governo do Estado do RS seguidamente se vale dos resultados positivos da segurança estadual, que permanecem em nível de excelência, inclusive não esmorecidos durante a pandemia de Covid-19, não considerando, o Governo, que o reconhecimento perpassa pelo bem-estar emocional do servidor, de sua saúde, de seu entusiasmo e dedicação profissional.
Como diz o ofício conjunto encaminhado em 20.07 à Chefia de Polícia, “os policiais civis estão há quase 6 anos com apenas 6% de recomposição dos salários, enquanto o próprio Governador, seus Secretários, cargos em comissão, Deputados e Membros de outros Poderes tiveram recentemente aumentos que variaram de 12% a 40%. As promoções não possuem mais prazo certo para serem efetivadas e é ignorada a histórica simetria de vencimentos entre Comissários de Polícia e Capitães da Brigada Militar, sem qualquer diálogo com as categorias interessadas”.
Com o agravante de os direitos aos proventos com integralidade e paridade haverem sido retirados, criando uma divisão entre os policiais pela data de ingresso na carreira, sem levar em consideração que todos desempenham as mesmas funções.
Tudo isso acaba por gerar uma insatisfação que vai aumentando e acumulando frustrações que vão se refletir, num futuro bem próximo, na qualidade do serviço prestado.
Essas são as razões pelas quais deve a categoria dos Agentes Policiais Civis se aglutinar em torno do movimento reparatório.
Porto Alegre, 26 de julho de 2023.
___________________________________ __________________________
MÁRIO FLANIR OLIVEIRA MARTINS LUIZ CEZAR MACHADO MELLO
Presidente do SINPOL/RS Presidente da ACP/RS
___________________________________
ISAAC DELIVAN LOPES ORTIZ
Presidente da UGEIRM/Sindicato