8 de setembro de 2024

Polícia Militar aprimora seus quadros enquanto Polícia Civil é esquecida

Ontem, 12/07, a Polícia Militar do RS obteve grandes melhorias ao seu Quadro de Nível Médio com a aprovação de lei que deslancha os progressos funcionais e alcança o nível superior aos soldados a partir de 2027.

 

Está de parabéns a instituição co-irmã. A evolução deverá se refletir no atendimento à população. Entretanto, é lamentável que o governo do Estado não observe igualdade de atenção para com os quadros dos Agentes Policiais Civis, cuja remuneração de seu cargo final de carreira foi aviltada, em março de 2020, com a quebra da equivalência histórica de remuneração entre o cargo de Capitão PM e o de Comissário de Polícia, ambos de nível superior.

 

As polícias do RS devem possuir igual consideração por parte do Governo. Mas o que vemos são sucessivos progressos das reivindicações de uma, ao passo que as de outra são relegadas e postergadas. Os quadros dos Agentes Policiais Civis precisam retomar a dignidade do tratamento salarial onde sempre tiveram correspondência institucional, o que se requer desde o equivocado episódio de desnivelamento.

 

Continuamos no aguardo das providências restauradoras, ainda sob exame do Governo do Estado.

 

Porto Alegre, 14 de julho de 2022.

 

 

Francisco de Paula Souza da Silva,

Presidente da ACP/RS.